NOTA
A Federação Paraibana de Futmesa vem a público agradecer a todos os atletas que participaram e que contribuíram direta ou indiretamente na realização da I Etapa do Campeonato Paraibano de Futmesa – Categoria Especial, realizada ontem, 12/03/2017, no SESC Centro. Em especial agradecemos aos nossos patrocinadores que contribuem financeiramente para a realização das etapas e manutenção das atividades da Federação. Também especialmente agradecemos a todos os Diretores da Federação e membros do TJD pelo trabalho executado.
A Federação considera que a realização da I Etapa foi um sucesso, com a presença de quase 100% dos 71 inscritos, número bastante elevado de participantes levando em consideração etapas anteriores. A etapa transcorreu de forma tranquila, havendo apenas 01 (um) protesto realizado, resolvido de forma satisfatória pelos membros titulares da Comissão Disciplinar Temporária instituída apenas para esta I Etapa.
Fazendo jus ao seu poder de entidade maior na administração do Futmesa na Paraíba e responsável pela realização do Campeonato Paraibano de Futmesa a Federação Paraibana de Futmesa não se isenta de realizar uma análise mais profunda dos fatos ocorridos e não medirá esforços para implantar medidas para que os problemas não se repitam nas próximas etapas. Levantaremos a seguir três fatos ocorridos e a posição da Federação em relação a eles:
- WOs de jogadores na 1ª fase: alguns atletas que não compareceram na 1ª fase e levaram 03 WOs foram classificados para a 2ª fase e ficaram aptos a prosseguir na etapa. O fato só foi possível devido a quantidade de 71 participantes onde 64 se classificariam e pela previsão no Regulamento do Campeonato Paraibano 2017 de que os atletas ausentes levariam WO, perdendo suas partidas pelo placar de 1x0. Ocorreu que atletas que participaram da etapa e perderam suas três partidas e ficando com saldo negativo alto fossem eliminados por atletas que nem chegaram a disputar a etapa. A Federação reconhece que o fato não é justo e que tais atletas deveriam ter sido eliminados já na 1ª fase. Porém, destaca-se o fato que o Regulamento do Campeonato Paraibano 2017 foi aprovado por todos os Presidentes de Grêmios e tal regulamento não prevê eliminação de atletas por WOs. Vale ressaltar que a Federação não recebeu nenhum protesto em relação a este fato, portanto não cabendo ação direta no transcorrer da etapa.
Solução proposta: Diante do ocorrido a Federação consultará o mais breve possível o TJD – Tribunal de Justiça Desportiva, afim de que este verifique a viabilidade de ajuste, “Casos Omissos” no Regulamento apenas para inclusão da eliminação de atletas com 02 (dois) WOs na 1ª fase.
- Protesto 01/2017, aberto contra os atletas Rogério Alves (Belo) e Rossival Saboia: o Presidente do Clube dos 20, Maurício Braz, entrou com protesto contra a atitude dos atletas citados visto que os mesmo abandonaram suas partidas quando perdiam com placares dilatados. A Federação considera excelente o procedimento e julgamento realizado pela Comissão Disciplinar Temporária, mesmo com a insatisfação da parte acusadora.
Solução proposta: Visando sanar dúvidas eventuais e na busca de documento balizador nas atividades da Comissão Disciplinar Temporária para as próximas etapas a Federação em conjunto com o TJD providenciará a publicação do Código Disciplinar que estará vigente antes da próxima etapa.
- Caso Milton Guedes – botões fora do padrão: É importante destacar que a Federação não recebeu nenhum protesto contra o jogador Milton Guedes. A Federação tomou conhecimento do caso apenas após o abandono do atleta na partida de quartas-de-final contra o jogador Maurício Caldas. A Federação como entidade reguladora do Futmesa no Estado da Paraíba e guardiã das suas normas se posiciona a favor do cumprimento fiel ao estabelecido na Regra Oficial de Futmesa no Estado da Paraíba, tanto em relação ao Art. 17 que determina os tamanhos máximos dos botões, quanto aos demais artigos e documentos oficiais emitidos pela Federação.
Solução proposta: A Federação já está em processo de confecção de bitolas oficiais com as dimensões estipuladas na Regra Oficial de Futmesa na Paraíba e vai sugerir em Congresso Técnico que a Comissão Disciplinar Temporária verifique nas próximas etapas as dimensões dos botões de todos os atletas.
A Federação esclarece que não se prestará a responder acusações em redes sociais, que o debate para o engrandecimento do Futmesa paraibano deve ser realizado nas esferas oficias de comunicação. Ressalta ainda, a importância de que os atletas que se sintam prejudicados nas etapas do paraibano entrem com protesto, pois todos serão devidamente analisados pela Comissão Disciplinar.
Por fim, parabenizamos aos atletas finalistas pela brilhante campanha e que deram a largada na frente para o Campeonato Paraibano de Futmesa 2017 – categoria especial.
Campeão – Fabrício Macedo
Vice – José Carlos Jr. (Birigui)
3º Lugar – Kleyton Torquato
4º Lugar - Maurício Caldas
A Diretoria